sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PMP - Perguntas Mais Perguntadas

1) Quem Ministra o curso?

R: Sou eu mesmo: Geraldo Tite Simões, jornalista especializado em motos e piloto de testes há 25 anos. Já editei as principais revistas de moto do Brasil, como Duas Rodas, Motoshow (extinta), MOTO!, além de algumas de automóveis como Quatro Rodas e AutoEsporte e do site Motonline. Como jornalista já escrevi algumas milhares de páginas sobre segurança de motociclistas. Durante 22 anos competi nas mais diferentes categorias de duas e quatro rodas e isso me deu bagagem suficente para tecer um paralelo entre as técnicas de pilotagem de competição e a pilotagem preventiva nas ruas e estradas. Em 1998 fui para os Estados Unidos a convite do ex-campeão mundial Freddie Spencer e participei de curso avançado ministrado por ele em Las Vegas. De volta ao Brasil nasceu o curso SpeedMaster de Pilotagem, que já formou mais de 2.000 motociclistas em 10 anos de atividades.

2) Acabei de comprar minha primeira moto grande, mas não tenho muita experiência. Posso participar do curso?

R: Sim! Ao contrário dos cursos de pilotagem que atuam no Brasil, a proposta do curso SpeedMaster é ensinar as técnicas de pilotagem PREVENTIVA. O conceito de pilotagem preventiva foi introduzido pela SpeedMaster por interpretar que a expressão "pilotagem DEFENSIVA" traz a idéia de defesa e isso pressupõe um ataque. Nossa proposta não é fazer guerra no trânsito. Prevenção vem de pré-ver que é a forma correta de conduzir qualquer veículo no trânsito. São aceitos alunos(as) de qualquer idade, com qualquer tipo de moto a partir de 250cc, com ou sem experiência.

3) Minha esposa (meu amigo ou acompanhante) pode assistir as aulas?

R: As aulas práticas sim, porque são realizadas em ambiente aberto ao público. Mas durante as aulas teóricas pedimos que os acompanhantes aguardem na área de convivência.

4) Posso tirar fotos (filmar)?

R: Do ambiente e dos colegas nas áreas de convivência sim, mas as aulas práticas não podem ser filmadas nem fotografadas por questão de direito autoral. No dia do curso uma equipe com fotógrafo e cinegrafista faz a documentação e depois oferece aos alunos. Lembramos que a empresa é INDEPENDENTE e não intermediamos a negociação, nem temos controle sobre a qualidade das imagens. A negociação é feita diretamente com a empresa prestadora do serviço, sem intermediação da SpeedMaster.



5) O curso é homologado? Emite certificado?

R: Sim a SpeedMaster é homologada e emitimos certificado atestado pela Federação Paulista de Motociclismo.

6) Posso tirar carteira de piloto?

R: Sim, desde que aprovado! Mas o certificado não exclui a necessidade de pagar as devidas taxas à Federação Paulista de Motociclismo.

7) Depois de formado posso participar de treinos em Interlagos?

R: Sim, uma vez de posse da carteira da FPM o aluno pode participar de treinos organizados pela Federação.

8) Vocês realizam treinos para ex-alunos?

R: Não, estes treinos chamados de track-day, ou seja, o dia todo de treino, ou track-hour, que são treinos de uma hora, foram proibidos pela administração do autódromo. Nós realizamos o módulo avançado periodicamente.

9) Não tenho o equipamento completo. Posso fazer o curso?

R: Sim! Nós dispomos de alguns equipamentos para alugar. Além disso temos convênio com uma importante loja de equipamento que concede descontos e facilita o pagamento para alunos já matriculados e ex-alunos certificados.

10) Está quase na hora de trocar os pneus (ou pastilhas de freio), devo trocar antes ou depois do curso?

R: Antes!!! Quanto mais novos forem os pneus (e pastilhas), melhor será o aproveitamento das aulas. Pneus gastos comprometem a execução dos exercícios e expõem o aluno a riscos. A moto deve se apresentar em perfeito estado de funcionamento.

11) Não existe curso específico para competição? ou um módulo avançado?

R: Sim, existem as duas opções. Mas só para alunos já formados pela SpeedMaster ou por outro curso. Porém depende de quorum para fechar uma turma.

12) Minha moto é uma custom, posso me inscrever?

R: Sim, temos cursos específicos para motos custom, scooters e motos abaixo de 250cc.

13) Minha moto é 250, não vou atrapalhar os outros?

R: Não, nós controlamos os alunos de forma a aproveitarem muito bem os espaços sem comprometer o aprendizado.

14) Tem abastecimento na pista?

R: Não, por questões de segurança não podemos abastecer na pista, mas basta completar o tanque no posto mais próximo da pista antes de chegar que é suficiente para todo o programa.

15) E se eu me acidentar?

R: Durante todo o curso temos uma preocupação constante em controlar a velocidade e reduzir os riscos de acidentes. Contamos com ambulância UTI, médico, enfermeira e socorrista treinados e certificados pelo CRM. Todos os alunos são segurados durante a permanência no curso.

16) Em caso de acidente posso acionar o seguro da moto?

R: Depende da interpretação da seguradora. Apesar de ser realizado em circuito, o curso de pilotagem NÃO é uma competição, portanto não pode configurar prática de atividade esportiva. Pelo contrário, o segurado estava justamente investindo na melhor formação e capacitação para uma pilotagem mais segura.

17) Como chegar ao circuito ECPA em Piracicaba?

R: Após a confirmação da matrícula enviamos o mapa detalhado.

18) Vocês organizam comboio de SP a Piracicaba?

R: Não, por questões de segurança pedimos que cada aluno viaje por seu próprio meio. Pedimos também que não seja divulgado pontos de encontro em sites de relacionamento (Twitter, Orkut, Facebook, etc)

19) É possível ir e voltar no mesmo dia?

R: Não, para otimizarmos o tempo de aula prática o briefing teórico é realizado no sábado à noite no salão de convenções do Hotel em Piracicaba. Por isso é necessário estar na cidade na noite anterior.

20) Tem pausa para almoço?

R: Sim, temos um intervalo de uma hora (das 12:30 às 13:30) para almoço que é servido no próprio circuito ECPA. O almoço é pago à parte, diretamente ao restaurante do ECPA.

21) Qual o horário e como é dividida a carga horária prática e teórica?

R: Na noite de sábado realizamos o briefing teórico no Hotel em Piracicaba das 20:00 às 22:00 horas. O curso prático começa domingo às 8:30 da manhã até as 17:00 horas, seguida de mais uma hora de aula teórica e termina às 18:00 horas.

22) E se chover?

R: Vamos ficar todos molhados! Como qualquer atividade realizada ao ar livre estamos sujeitos ao humor do clima. O curso não será adiado, nem cancelado em caso de chuva, calor ou frio. O asfalto do circuito é específico para autódromos e permite boa aderência mesmo molhado.

23) Posso dividir minha moto com um colega, mesmo pagando duas inscrições?

R: Não, muitos exercícios são feitos com todos ao mesmo tempo, só é permitido uma moto por aluno.

24) Posso pagar o curso no dia?

Não, todo pagamento deve ser feito com pelo menos 2 dias antes da data do curso. Algumas taxas são pagas adiantadas de acordo com a quantidade de alunos.

25) Posso pagar com cartão de crédito?

Não, somente por depósito bancário ou cheque pré-datado.

26) Vocês tem moto para aluguel?

R: Sim, dispomos de duas motos para aluguel, uma BMW F 650GS bicilíndrica e uma Honda CBR 600RR, o valor do curso + aluguel fica em R$ 1.590,00 e pedimos um depósito caução antecipado de R$ 1.000 que será devolvido, em dinheiro, ao final do curso caso não acontecer nenhum incidente com a moto (mediante contrato de aluguel).

4 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito das PMP (é um bom termo em Língua Portuguesa para as famigeradas FAQ)!
    Apenas queria tirar uma dúvida: na PMP 2 está escrito que são aceitos alunos de qualquer idade. Acredito que sejam apenas os que já possuam CNH, correto? Bem, e aquela velha estória, uma dúvida que são duas: é verificado se a CNH está válida?
    Obrigado e desejo sucesso ao SpeedMaster, que acredito ser uma brilhante iniciativa.
    Fernando Lanci.

    ResponderExcluir
  2. Fernando, na verdade nós não exigimos CNH, pois trata-se de um evento realizado em circuito fechado, não em via pública. Porém, em caso de acidente o seguro poderá se recusar a cobrir as despesas médicas e da moto. Também não é permitida a participação de menores de idade porque, pela Lei Brasileira, são inimputáveis.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem.Quero tirar uma dúvida:Estou pensando em adquirir uma fazer 250 e estou querendo aprimorar minhas tecnicas de pilotagem.Eu posso participar do curso e qual tipo de vestuário devo utilizar:Pode ser roupa de cordura ou é obrigatório macacão de couro?Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir